BSB

História de Sucesso:


Lou Pearlman, um empreendedor da área de aviação da Florida, se inspirou com o sucesso do grupo New Kids on the Block nos anos 80 e decidiu criar seu próprio grupo. Depois de uma série de testes entre 1992 e 1993, ele recrutou Nickolas Gene Carter, 12 anos, Howard Dwaine Dorough, 19, Alexander James McLean, 14 e mais 2 membros iniciais, que terminaram desistindo - Sam Licata e Charles Edwards -. Kevin Scott Richardson apareceu em Março de 1993, com 20 anos. O grupo adquiriu a forma final em Abril de 1993, quando Brian Thomas Littrell - primo de Kevin - jun
tou-se ao grupo após um teste por telefone.

O primeiro show do grupo foi em 8 de maio de 1993, quando eles apresentaram-se para 3.000 adolescentes no Sea World em Orlando, FL. Depois, Pearlman agendou uma série de apresentações em shoppings e escolas, contratando o empresário Johnny Wright, que havia trabalhado com o New Kids on the Block.


Após o possível contrato com a gravadora Mercury ter dado errado, o conjunto assinou um contrato com a Jive Records, de Cleveland, Ohio, em fevereiro de 1994 - um selo pequeno que era mais conhecido por causa de grupos de hip-hop.

Em Junho, eles gravaram seu primeiro single, "We've Got It Goin' On", escrito e produzido por Denniz PoP. O single não foi tão bem nos EUA, ficando apenas na #69 posição no ranking da Billboard, mas vendeu bem na Europa, dando o primeiro disco de ouro ao grupo, na Alemanha.



Em 1995, o primeiro disco dos Backstreet Boys, homônimo, foi lançado somente na Europa e Canadá, alcançando o top 10 em diversas cidades. A Jive e Pearlman mantiveram o grupo ocupado nos 2 anos seguintes: às vezes, faziam com que eles excursionassem 5 meses seguidos.

1996 marcou o crescimento da popularidade do conjunto na Europa. Eles terminaram o ano sendo o grupo internacional mais votado na Alemanha. "I'll Never Break Your Heart" foi ouro e nº 1 na Áustria. O grupo ganhou seu primeiro disco de platina na Alemanha (500,000 CDs vendidos) e excursionaram pela Ásia e Canadá.

Em 1997, quando grupos como Spice Girls, Hanson e Savage Garden faziam sucesso com musica dance/pop nos Estados Unidos, a Jive e Pearlman decidiram trazer os garotos de volta aos Estados Unidos após venderem 8.5 milhões de cds ao redor do mundo. Eles estreiaram no mercado norte-americano com "Quit Playing Games (With My Heart)". Esse single rapidamente ganhou a platina e ficou na 2ª posição no Billboard Hot 100.

Em Agosto, os Boys estavam em todas as paradas americanas com seu mais novo álbum "Backstreet Boys", que já era #1 na Alemanha, Noruega, Suécia, Finlândia e Áustria, vendendo 30 milhões de cópias ao redor do mundo (14 milhões de cópias nos EUA). Esse álbum foi lançado como Backstreet's Back para a audiência internacional fora dos Estados Unidos. Em Dezembro de 1997, os BSB realizaram uma turnê por 60 cidades e 20 países.


Em 1998, Brian Littrell passou por uma cirurgia de coração, durante a turnê. Então, ao invés de ter 8 semanas de descanso, descansou por menos que isso. Depois disso, os Backstreet Boys cancelaram uma aparição em Minnesota após o falecimento da irmã de Howie Dorough, Caroline Dorough, vítima do lupus. Quatro dos Backstreet Boys entraram com uma ação na justiça contra Lou Pearlman, na qual eles acusaram-no de não ter pago mais de US$200 mi, que eles deveriam ter recebido até a data do processo. Em outubro de 1998, o grupo recebeu as chaves da cidade de Orlando.

Em Fevereiro de 1999, os Boys receberam o primeiro prêmio de Diamante do RIAA pela venda de 10 milhões de álbuns do seu CD de estréia. Nesse tempo, eles eram assessorados por uma equipe de empresários chamado "The Firm".

Em Maio de 1999, o CD "Millennium" foi lançado, vendendo mais de 1.13 milhão de unidades na primeira semana. O CD esteve em todos os rankings mundiais, ficando em 1° em 25 países. O álbum ganhou a platina 11 vezes em dezembro de 1999, tornando-se o álbum vendido mais rapidamente (ou seja, em um prazo bem pequeno) no mundo, com mais de 34 milhões de cópias ao redor do mundo.


O primeiro single desse álbum, "I Want It That Way", quebrou o recorde de solicitações em estações de rádio na primeira semana, com 165 pedidos e ficou no topo do ranking dos singles do Reino unido por 2 semanas. A canção foi a nº 1 em 18 nações e recebeu disco de ouro em 45 países. O conjunto foi indicado 5 vezes ao Grammy, sendo uma das indicações para "Álbum do ano".

Em agosto, os BSB esgotaram os ingressos em 39 cidades, vendendo 765,000 tickets em algumas horas. Ao todo, eles esgotaram os shows em 53 cidades com a "Into the Millennium Tour". A turnê foi vista por 2 milhões de fãs, quebrando o recorde de maior audiência em local coberto. No fim de 1999, os Backstreet Boys tiveram novos problemas judiciais, dessa vez com a Jive, mas fizeram um acordo de 60 milhões de dólares.

Em 2000, os Backstreet Boys estreiaram a 1ª capa do milênio da revista Rolling Stone e firmaram contratos publicitários com a rede norte-americana de fast-food Burger King. Em fevereiro, Brian anunciou seu noivado com Leighanne Wallace e Kevin, com Kristin Willits. No final de 2000, o álbum Black & Blue foi lançado e eles fizeram uma turnê promocional de 100 horas ao redor do mundo, passando por Suécia, Japão, Austrália, África do Sul, Brasil e Estados Unidos. Em novembro, foi a primeira vez que eles vieram ao Brasil, ao Rio de Janeiro, onde levaram cerca de 48 mil pessoas às ruas para uma apresentação de 12 minutos.

O álbum estreou vendendo 1,6 milhões de cópias na América, fazendo com que o grupo fosse o primeiro a ter 2 álbuns vendendo milhões de cópias na primeira semana - Black & Blue vendeu mais de 5 milhões de cópias na primeira semana, um novo recorde para vendas internacionais. Globalmente, Black & Blue — que das 13 canções selecionadas, possue 5 co-escritas por membros do grupo e 2 escritas por todo o grupo — conseguiu a platina em 30 países e certificação de ouro em 10 regiões do mundo. O primeiro single, "Shape of My Heart", foi tocado em 170 dos 171 TOP 40 das estações de rádio dos EUA. O single também foi TOP 5 na Suíça (#1), Canadá (#1), Alemanha (#2), Suécia (#4), Áustria (#5) e Holanda (#5).

Em 2001, os Backstreet Boys inciaram a primeira parte da "Black & Blue World Tour". A turnê total gerou mais de $350 milhões em tickets, fazendo do conjunto o mais bem pago do mundo em relação a shows ao vivo. A turnê foi transmitida pela TV no especial "The Backstreet Boys: Larger Than Life" pela emissora CBS. Para coincidir com o especial da TV, a TV Guide lançou uma edição especial com 6 capas (5 individuais e uma foto em grupo). A 2ª parte da turnê teve que ser adiada por causa da internação de AJ McLean por uso de drogas.


Depois dos ataques de 11 de setembro, durante o qual Daniel Lee, um carpinteiro da equipe, faleceu, os planos do grupo para o restante do ano foram cancelados.
Em outubro de 2001, os Boys lançaram o álbum The Hits: Chapter One, que reúne os grandes sucessos do grupo e "Drowning", o último single até o retorno do conjunto em 2005.


Em 2002, Nick Carter lançou seu álbum solo. Nesse ano, em 26 de novembro, nasceu o primeiro filho de Brian e Leighanne Littrel, Baylee Waylee Thomas. Em 2003, AJ McLean foi ao Oprah Winfrey Show, onde ele falou, pela primeira vez, sobre seu vício. Os outros membros do grupo apareceram de surpresa e eles decidiram se reunir.

Em 2004, os Backstreet Boys voltaram a se apresentar juntos para promover seu retorno ao cenário musical. Em setembro, eles iniciaram uma pequena turnê pela Ásia, em Pequim e Xangai, assim como em Tóquio. Eles também foram para o México e EUA.

Após uma pausa de 5 anos, eles lançaram o single "Incomplete", em 28 de março de 2005, que rapidamente ficou em 1° lugar tanto nos EUA quanto no mundo. Em junho, o álbum "Never Gone" foi lançado. Ele estreou em 3° lugar nos EUA e vendeu 291.000 cópias na primeira semana e 2.1 milhões ao redor do mundo. Foi número 1 no Japão, Alemanha, Índia, Chile, Brasil, Austrália e Coréia. Os BSB iniciaram a turnê "Never Gone" em julho de 2005, na Flórida.


Em 11 de novembro de 2005, os BACKSTREET BOYS passaram por Portugal e realizaram um megaconcerto na sua turnê NEVER GONE. Cerca de 12 mil pessoas foram ver de perto a energia dos 5 meninos. Um concerto que mostrou que o grupo, mesmo após 7 anos separado, estava em plena forma e que o tempo trouxe amdurecimento.

Em abril de 2006, os Backstreet Boys foram homenageados com o Recording Academy Award, em Miami Beach, FL, que marcou seu sucesso na indústria da música.

Os Backstreet Boys entraram em estúdio no verão de 2006. Jim Jonsin está confirmado como produtor do novo cd.

Infelizmente, no dia 23 de junho de 2006, o integrante Kevin Richardson decidiu sair do grupo Depois de 13 anos de banda, ele alegou que queria seguir novos rumos e, como sua saída não foi resultado de brigas, os outros integrantes do grupo deixaram as portas abertas caso Kevin decida voltar à banda. Pela imprensa, ele foi considerado o líder da banda, porém, todos os integrantes confirmam que nunca tiveram um líder no grupo.

Brian Littrell lançou, em 15 de abril de 2006, seu primeiro álbum solo, "Welcome Home", nos Estados Unidos. Ele conseguiu emplacar sua carreira nos EUA e em outras partes do mundo, porém, no Brasil, seu clipe ficou poucas semanas nas paradas nacionais. Seu álbum até hoje é lançado em outros países.

O agora quarteto, Backstreet Boys lançou o primeiro álbum com nova formação no dia 30 de Outubro de 2007 levando o nome de "Unbreakable". A primeira música de trabalho dos rapazes foi "Inconsolable",lançado no Brasil,oficialmente,no dia 5 de Outubro.


Em Março de 2009 o grupo retornou ao Brasil realizando shows em São Paulo e Rio de Janeiro, demonstrando que, apesar dos anos de saudades, as fãs continuam com a dedicação de sempre ao declarar amor pelo grupo!

No dia 6 de Outubro de 2009 os rapazes voltaram a cena musical com o lançamento do tão aguardado THIS IS US, sétimo álbum de estúdio dos rapazes e o segundo com a nova formação. O primeiro single a ser trabalhado foi Straight Through My Heart e o segundo foi Bigger. A crítica mundial declarou que este seria o melhor cd do grupo desde o lançamento do Millennium, em 1999.


Em 2010 o grupo se uniu ao New Kids On The Block para uma apresentação especial e as duas maiores boy bands de todos os tempos resolveram se unir numa turnê pelos estados Unidos em 2011.


Em Fevereiro de 2011 o grupo se apresentou no Brasil para 5 shows da turnê This Is Us: Recife (Chevrolet Hall, 18/2), Brasília (Ginásio Nilson Nelson, 20/2), Belo Horizonte (Chevrolet Hall, 23/2), Rio de Janeiro (Citibank Hall, 25/2) e São Paulo (Credicard Hall, 26/2).


Em 29/04/2012, durante um show da turnê NKOTBSB em Londres, o grupo anunciou a volta oficial de Kevin Richardson ao grupo e o lançamento de um novo cd já com a formação original.





Em 22/04/2013, durante a celebração dos 20 anos de carreira do grupo, os integrantes inauguraram sua Estrela na "Calçada da Fama" em Hollywood. Finalmente, a banda que segundo os críticos "não duraria mais de cinco anos" imortalizou a carreira - e foram devidamente reconhecidos - ao entrar para a calçada mais famosa e importante do mundo!




Afilhados Musicais:

A banda apadrinhou vários artistas, uns conhecidos mundialmente, outros restritos a um só país ou então esquecidos pelo público. São eles:

Aaron Carter - Irmão caçula do cantor Nick Carter que foi lançado nos Estados Unidos em 1998, sendo que virou mania dos adolescentes brasileiros só no ano de 2000, com o single "Aaron's party". Por enquanto, ele está sumido da mídia.
Pollyanna Dorough - Irmã de Howie D., lançada nos Estados Unidos em 2000 com o single "Fly to Heaven". Foi apresentada ao Brasil em 2001 ao abrir os shows da banda no Brasil durante a turnê Black & Blue, porém, depois disso, ela sumiu da mídia brasileira e ficou restrita de novo aos Estados Unidos.
Grupo Innosence - Quinteto formado em 1999 e apadrinhado por A.J. Mclean, lançou um único álbum e um single de mesmo nome: Time. Sua integrante mais famosa é Amanda Latona, namorada de AJ na época. O sucesso delas ficou restrito aos norte-americanos e, antes do lançamento do álbum, elas foram dançarinas da banda. Ao que parece, o grupo acabou em 2001.
Krystal Harris - Cantora de música pop apadrinhada por Kevin Richardson, seu lançamento foi em 2001 na turnê Black & Blue no Brasil. Lançou o single "Supergirl" para o filme O Diário da Princesa e o álbum "Me & My Piano" foi lançado no mesmo ano. Depois de Krystal espalhar boatos de que saiu com Howie D., a banda perdeu a confiança em Krystal e a retirou da gravadora da banda, a KBHAN, assim, condenando-a ao anonimato.

Fonte: Wikipédia





Sites Oficiais